top of page

Dança Circular


Os alunos do NAERA tiveram uma atividade muito interessante hoje. A Dança Circular. Você pode conferir nas fotos em nosso álbum no Flickr.

As danças circulares são, em sua maioria, danças folclóricas de diversos povos. Este tipo de dança é considerado uma meditação em movimento, e tem diferentes objetivos. A dança sênior, que é uma das modalidades da dança circular, constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias que são realizadas com os participantes sentados. Ambas as danças são atividades grupais de baixo impacto.

A dança circular, também conhecida como dança circular sagrada, tem como enfoque o sentimento de união do grupo, assim, não é uma dança baseada essencialmente na técnica e sim na cooperação dos participantes, que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apóiam e auxiliam os companheiros.

É indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico e a acalmar seu emocional. Outros aspectos trabalhados durante a dança são: aquisição do centro de equilíbrio, flexibilidade e disposição física, o que favorece a percepção, lateralidade e propriocepção. Há também ganho de força e resistência musculares bem como aprimoramento do controle motor, contribuindo para melhora na coordenação motora global, e esquema ou consciência corporais (FLEURY E GONTIJO 2006).

Na dança também são favorecidas as questões afetivas e sociais como: concentração, atenção, memória, formação de seqüências, linguagem, expressão e socialização.

Lopez (2002) citado por Fleury e Gontijo (2006) diz que a dança, no contexto da Terapia Ocupacional, passa a considerar os aspectos morfológicos, psíquicos e sociais, tendo papel fundamental de habilitar e reabilitar o indivíduo.

Tanto as danças circulares como a Terapia Ocupacional enxergam a saúde como produção de vida. A dança, por ser um recurso antigo, mas simples, que utiliza como instrumento principalmente o corpo humano, promovendo modificações físicas, emocionais, sociais e culturais. E a Terapia Ocupacional, como terapia holística que prima pela qualidade de vida por meio do uso das atividades, ao integrar esse processo, potencializa todas as transformações citadas (FLEURY E GONTIJO 2006).

Referências:

FLEURY, Tânia e GONTIJO, Daniela. As danças circulares e as possíveis contribuições da terapia ocupacional para as idosas. Estud. interdiscip. envelhec. Porto Alegre, v. 9, p. 75-90, 2006.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page